Tipos de Exames

Cintilografia Óssea

O que é?

É um tipo de exame de diagnóstico por imagem que avalia a função de todas as estruturas ósseas do esqueleto.

Quais as indicações da cintilografia óssea?

A cintilografia óssea é bastante útil para avaliação da dor óssea, tumores ósseos, metástases, traumas, fraturas , infecções, inflamações ósseas, artrite, sacro-ileíte, etc.

Mesmo já tendo realizado outros exames(Rx, TC ou RM), por que meu médico solicitou a cintilografia?

Diferentemente do Rx, TC e RM, que fornecem informações anatômicas do esqueleto, a cintilografia óssea vai fornecer informações funcionais (metabólicas) do esqueleto.

Existe algum preparo específico para o exame?

Não! Não é necessário jejum, dieta especial, repouso ou suspender o uso de medicações antes do exame. O paciente não precisa vir acompanhado para a realização do exame e poderá exercer suas atividades normais habituais no dia do exame.

Recomendamos que os pacientes tragam a solicitação médica, documentos necessários para a autorização do exame junto ao convênio, bem como todos os exames anteriores relacionados com o motivo de exame (Rx, TC, Biópsia, exames de sangue, etc).

Como é o exame?

1. Primeiramente será preenchido um questionário com perguntas específicas sobre o motivo do exame.
2. Logo após, será feita a injeção endovenosa do radiofármaco (traçador fisiológico hipoalergênico).
3. Após a injeção do radiofármaco o paciente deverá tomar no mínimo de 3 a 4 copos de líquido, devendo urinar normalmente.
4. Em torno de 2 a 3 horas após a injeção serão adquiridas imagens do corpo inteiro que durarão em média 20 minutos. No intervalo entre a injeção e as imagens o paciente pode se ausentar da clínica e se alimentar normalmente.