Tipos de Exames

Cintilografia Pulmonar

O que é Cintilografia de Ventilação e Perfusão?

A medicina nuclear pode avaliar a ventilação/aeração pulmonar e também a perfusão dos pulmões.

Porque o meu médico solicitou este exame?

Você deve ter algum sintoma de alteração da função pulmonar, tem história de trombose venosa profunda ou hipercoagulação ou ainda, fez algum exame (Rx tórax, USG com Doppler ou arteriografia) que pode ter sido sugestivo para possível tromboembolismo pulmonar. O tromboembolismo pulmonar é um estado de urgência onde existe uma parada de aporte sanguíneo no segmento pulmonar distal ao embolo. A ventilação deste segmento encontra-se preservada na fase aguda da doença. O diagnóstico deve ser precoce, pois a doença pode evoluir ao óbito do paciente. O diagnóstico precoce permite iniciar o uso de anticoagulantes para dissolver o embolo e recuperar o fluxo sanguíneo do pulmão.

O exame é feito com contraste iodado? Existem reações alérgicas?

O exame é feito com radioisótopos que normalmente são metabolizados pelo seu organismo, não é feito com contrastes radiológicos (iodado). Portanto, as reações alérgicas são extremamente raras e, quando ocorrem são de formas simples.

Como é feita a ventilação/aeração pulmonar?

Você deve inalar uma dose de aerosol (DTPA-99mTc / Colóide-99mTc) e em seguida serão obtidas as imagens de distribuição do material na árvore pulmonar.

Como é feito o estudo de perfusão pulmonar?

Nesta fase, obtida imediatamente após o término da fase de ventilação pulmonar, o material (MAA-99mTc) é administrado via venosa e as imagens da distribuição vascular pulmonar são obtidas ao término da injeção do material. As imagens da fase de ventilação são comparadas às de perfusão, e assim, identificar as áreas que encontram-se aeradas, porém não perfundidas (embolia pulmonar).

Eu devo suspender minhas medicações?

O exame é feito de acordo com a solicitação do seu médico, porém deve-se informar caso o paciente encontre-se em uso de anticoagulantes.

É preciso vir em jejum?

Não, é preciso estar hidratado.

Após o término do exame posso voltar para o hospital (se internado) ou para casa? Ou dirigir?

O exame não deverá comprometer suas funções habituais. Após ser liberado, você poderá retornar para seu hospital (se internado) ou para casa ou seu trabalho. Se você desejar, pode vir com um acompanhante.

É preciso trazer os exames anteriores?

Os exames anteriores são muito importantes para efeito de análise e comparação, na elaboração do laudo do seu exame aqui realizado.

Quando recebo o laudo?

Nos casos de pacientes internados seu exame será laudado de imediato ou um laudo provisório será fornecido. Nos demais, o laudo deverá ser entregue a você, ou a um portador devidamente identificado, no menor tempo possível. Dirija-se a recepção para maiores embromações.