Tipos de Exames

Cintilografia Renal

O QUE É?

A medicina nuclear pode avaliar a função dos rins através da cintilografia renal com DMSA-99mTc, ou avaliar o fluxo sangüíneo renal e a dinâmica urinária através do estudo renal dinâmico com DTPA-99mTc ou MAG3099mTc.

PORQUE O MEU MÉDICO SOLICIOU ESTE EXAME?

Você deve ter algum sintoma de alteração da função dos rins, tem história de hipertensão ou infecção do trato urinário ou ainda, fez algum exame (USG, Urografia, Uretrocistografia...) que pode ter sido sugestivo para possível nefropatia.

O EXAME É FEITO COM CONTRASTE IODADO? EXISTEM REAÇÕES ALÉRGICAS?

O exame é feito com radioisótopos que normalmente são metabolizados pelo seu organismo, não é feito com contrastes radiológicos (iodado). Portanto, as reações alérgicas são extremamente raras e, quando ocorrem são da forma simples.

É PRECISO VIR EM JEJUM?

É preciso estar bem hidratado. Antes e/ou após a administração do material você irá tomar líquido. A nossa recepção irá lhe informar na marcação de seu exame.

COMO É FEITO?

Você deverá ser administrado com uma dose venosa do DMSA e após 3 a 6 horas realizar as imagens dos rins.

COMO É FEITO O ESTUDO RENAL DINÂMICO?

Neste exame o material (DTPA/ MAG3) é administrado via venosa e as imagens dinâmicas dos rins são obtidas durante 30 min. E, se necessário, mais imagens serão solicitadas após este período.

EU DEVO SUSPENDER MINHAS MEDICAÇÕES?

O exame é feito de acordo com a solicitação de seu médico, portanto, ele deverá solicitar previamente quanto a suspensão ou não das suas medicações. Entretanto, drogas anti-hipertensivas como CAPTOPRIL® ou ainda o LASIX® devem ser suspensas. A nossa recepção irá lhe informar o período de suspensão das medicações.

MEU EXAME É PARA HIPERTENSÃO RENOVASCULAR (BASAL E COM CAPTOPRIL®), O QUE FAZER?

Tanto no exame basal, como no sensibilizado com CAPTOPRIL®, as medicações deverão ser suspensas previamente. Entretanto, no exame sensibilizado, você deverá tomar o CAPTOPRIL® sob nossa orientação, no dia do exame (2 horas antes do exame).

APÓS O TÉRMINO DO EXAME POSSO VOLTAR PARA CASA? OU DIRIGIR?

O exame não deverá comprometer suas funções habituais. Após ser liberado, você poderá retornar para casa ou seu trabalho. Se você desejar, pode vir com um acompanhante.

É PRECISO TRAZER EXAMES ANTERIORES?

Os exames anteriores são muito importantes para efeito de análise e comparação, na elaboração do laudo do seu exame aqui realizado.

QUANDO RECEBO O LAUDO?

O laudo deverá ser entregue a você, ou a um portador devidamente identificado, no menor tempo possível. Dirija-se à recepção para maiores informações.