Tipos de Exames

PESQUISA DE SANGRAMENTO

O QUE É PESQUISA DE SANGRAMENTO ATIVO/ INTERMITENTE COM HEMÁCIAS MARCADAS?

A medicina nuclear pode avaliar a presença de sangramentos digestivos ativos (colóide-99m Tc) e interminentes (Hemácias-99mTc).

PORQUE O MEU MÉDICO SOLICITOU ESTE EXAME?

Você deve ter algum sintoma de sangramento digestivo do tipo ou intermitente ou ainda, fez algum exame (endoscopia, retossigmoidoscopia, laboratorial ou arteriografia) que pode ter sido sugestivo para possível sangramento digestivo. O sangramento digestivo é um estado de urgência onde existe uma perda sanguínea num segmento digestivo. O diagnóstico deve ser precoce pois a doença pode evoluirão óbito do paciente. O diagnostico precoce permite iniciar a reposição sanguínea e ainda direcionar quanto à conduta terapêutica.

O EXAME É FEITO COM CONTRASTE IODADO? EXISTEM REAÇOES ALÉRGICAS?

O exame é feito com radioisótopos que normalmente são metabolizados pelo seu organismo, não é feito com contrastes radiológicos (iodado), Portanto, as reações alérgicas são extremamentes raras e, quando ocorrem são da forma simples.

COMO É FEITA A PESQUISA DE SANGRAMENTO ATIVO (COLÓIDE-99MTC)?

Uma dose de Colóide-99mTc é administrado via venosa. Em seguida serão obtidas as imagens da distribuição do material do abdome, durante cerca de 30 minutos. Caso exista sangramento ativo, o material será desviado para a luz do ponto de sangramento.

COMO É FEITA A PESQUISA DE SANGRAMENTO INTERMITENTE COM COLÓIDE-99MTC?

Neste estudo o sangue do paciente (hemácias) será “marcado” radioativamente. Imagens da distribuição sanguínea abdominal serão obtidas dinamicamente durante 1 hora e imagens adicionais serão obtidas em intervalos regulares em ate 24h após a marcação. Caso exista um foco de sangramento, ele devera acumular as hemácias.

EU DEVO SUSPENDER MINHAS MEDIÇÕES?

O exame é feito de acordo com a solicitação de seu médico, porem deve-se informar caso o paciente encontra-se em uso de anticoagulantes.

É PRECISO VIR EM JEJUM?

Não, é preciso estar hidratado.

APÓS O TERMINO DO EXAME POSSO VOLTAR PARA O HOSPITAL (SE INTERNADO) OU PARA CASA? OU DIRIGIR?

O exame não deverá comprometer suas funções habituais. Após ser liberado, você poderá retornar para seu hospital (se internado) ou para casa ou seu trabalho. Se você deseja, pode vir com um acompanhante.

É PRECISO TRAZER EXAMES ANTERIORES?

Os exames anteriores são muito importantes para efeito de analise e comparação, na elaboração do laudo do seu exame aqui realizado.

QUANDO RECEBO O LAUDO?

Nos casos de pacientes internados seu exame será laudado de imediato ou um laudo provisório será fornecido. Nos demais, o laudo devera ser entregue a você, ou a um portador devidamente identificado, no menor tempo possível. Dirija-se à recepção para maiores informações.