Tipos de Exames

Spect Cerebral

O que é

O SPECT cerebral é um tipo de exame que avalia como o fluxo sanguíneo flui nas diferentes áreas do cérebro, permitindo sua avaliação funcional.

Mesmo eu já tendo realizado outros exames (TC e RM de crânio) por que o médico solicitou este exame?

Diferentemente da TC e RM, que fornecem informações anatômicas das estruturas cerebrais, o SPECT cerebral vai fornecer informações funcionais (metabólicas), permitindo um diagnóstico mais acurado; pois as informações anatômicas e funcionais se complementam.

Existe alguma contra-indicação para a realização do exame?

Sim, a gravidez representa uma contra-indicação relativa. Se você estiver grávida, informe ao médico nuclear antes de marcar o exame, para que ele avalie o seu caso.

Existe algum preparo específico para exame?

Não! Não é necessário jejum, dieta especial, repouso ou suspender o uso de medicações antes do exame. O paciente pode ou não vir acompanhado para a realização do exame e poderá exercer suas atividades habituais no dia do exame.

Recomendamos que os pacientes tragam a solicitação médica, documentos necessários para a autorização do exame junto ao convênio, bem como todos os exames anteriores relacionados com o motivo do exame (TC e RM de crânio, EEG, USG de carótidas, etc).

Como é feito o exame?

Primeiramente o paciente vai deitar na sala de repouso. Será pego um acesso venoso para ser colocado soro, por onde posteriormente será feita a injeção do radiofármaco necessário para a realização do exame. Após a colocação do soro, o paciente deverá repousar em silêncio, no escuro e com os olhos fechados durante 15 a 20 minutos. Ao final do repouso será feita a injeção do radiofármaco. Três a cinco minutos após a injeção do radiofármaco, o paciente pode abrir os olhos e se levantar normalmente, devendo se dirigir à sala de exame, para aquisição das imagens.

Durante a injeção da medicação eu vou sentir alguma reação?

Geralmente não. As reações alérgicas são extremamente raras e quando ocorrem não são graves.

Na sala de exame como devo me comportar?

Simplesmente relaxar e seguir as orientações médicas dadas. Deve respirar normalmente, encontrar uma posição confortável e não mexer com nenhuma parte do corpo durante a aquisição das imagens.

OBS.: Para aqueles pacientes que por algum motivo não conseguem seguir as orientações dadas e ficar imóveis durante as imagens, recomendamos que o exame seja feito com sedação.

O aparelho é um túnel fechado? Eu vou ficar sozinho na sala de exame?

Não. A gama-câmara não é um túnel fechado; são 2 detectores retangulares posicionados em paralelo que vão girar 180 graus em torno da cabeça do paciente. Durante a aquisição das imagens sempre a técnica responsável estará dentro da sala de exame.

Qual o tempo de duração do exame?

Todo exame dura em torno de 1 hora. A aquisição das imagens demora em torno de 20 a 30 minutos.

Após o término do exame existe alguma recomendação?

Não. O paciente poderá exercer suas atividades habituais normais.

Quando recebo o Laudo?

Geralmente de 2 a 3 dias úteis após o término do exame.

Quem poderá me esclarecer outras dúvidas?

Qualquer funcionário(a) do setor técnico, da recepção ou o médico nuclear.